quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Última chance

Novela de Luxa ganha revira-volta e treinador ganha última chance: vencer o Fla-Flu

vanderlei luxemburgo  fluminense   (Foto: Flickr Fluminense)
Luxa pensativo... pense bem Luxa, qualquer erro domingo pode custar bem caro
(Flickr Fluminense)
A permanência de Vanderlei Luxemburgo tomou ares dramáticos desde ontem. Ao início da tarde, a vida de Luxa no Flu era uma incógnita, mas que ao fim da mesma ganhou a certeza de permanência. No entanto, de noite veio a notícia de que o treinador havia caído. Ledo engano. Na manhã de hoje, lá estava Vanderlei comandando o treino e uma certeza entre todos: ele não saiu.

Na verdade, não ainda. Tudo pode mudar dependendo do resultado do Fla-Flu de domingo, às 19h30. Enfrentando seu time do coração, Luxa tem que provar seu valor e reconquistar a Torcida, que mostrou certo apoio a sua permanência nas redes sociais.

Pessoalmente, não encaro a demissão de Luxemburgo como um fator positivo. Estamos a oito jogos do fim do Brasileirão e mudar de técnico a esta altura é bastante arriscado, ainda mais com as fracas opções disponíveis. Além do mais, Vanderlei pode ter suas falhas ao escalar o time, mas a realidade é que não existem boas peças no elenco. Estamos enfrentando questões de lesões, suspensões e o tivemos importantes peças vendidas.

Para agora, resta esperar que Luxa realmente vença o Fla-Flu e então embalar numa sequência positiva. Caso contrário, sua queda será certa e aí teremos que orar para João de Deus abençoar este time. Já para o ano que vem, contratações de importância são extremamente fundamentais. O retorno de Conca cairá como uma luva ao time, que também necessita reformular todo o setor defensivo -me refiro a laterais, zagueiros e volantes. Se isso não ocorrer, teremos mais um árduo ano pela frente. Mas primeiro, vamos nos livrar desse horroroso 2013 sem mais sofrimentos.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Após passar o dia na corda bamba, Luxemburgo é demitido

luxemburgo rodrigo caetano fluminense (Foto: Nelson Perez / FluminenseFC)
Não deu pro "profexô". Rodrigo (esq) foi favoravel
a queda de Luxa, que dá adeus após insistencia
de Celsão (Nelson Perez/Fluminense)
Não adiantou Celso pedir. Dessa vez Peter mostrou quem é que manda -ou quem pelo menos deveria mandar, e deu um ponto final na história entre Fluminense e Vanderlei Luxemburgo.

A tarde dessa terça-feira 29 foi dedicada a este tema. A diretoria se reuniu para debater a permanência do técnico, que chegou em julho para substituir Abel Braga. O presidente Peter Siemsen, o diretor executivo Rodrigo Caetano e o gerente de futebol Marcelo Teixeira esquentaram a cabeça ao debater o tema com o presidente da Unimed, Celso Barros. O "don Corleone" das Laranjeiras queria manter seu contratado no clube, ainda vislumbrando que Luxa foi uma contratação de impacto. No entanto, o "profexô" foi mais uma aposta da Unimed que não deu certo, e como desde o começo foi algo contra a diretoria, a sequência de 7 jogos sem vitória pesou forte e derrubou o técnico nesta noite.

Durante a reunião, muitos nomes foram cotados para substituir Vanderlei. Caio Júnior, Jorginho, Adilson Batista e Paulo Autuori foram os nomes postos em pauta, e que devem ser mais estudados agora com a vaga aberta.

Depois de passagens que não deixaram saudades em Flamengo e Grêmio, Luxa foi contratado como estrela pela Unimed, logo que Abelão deixou o clube -que já dava sinais que o ano seria ruim. No entanto, Luxa não contornou a situação, apesar de ter estreado com uma vitória sobre o Cruzeiro (1x0 no Maraca) e ter emplacado uma sequência de oito jogos invictos entre início de setembro e início de outubro, o geral do treinador não foi agradável. Foram 24 partidas, com apenas sete vitória, nove empates e oito derrotas, a última e derradeira dela no domingo, para a Ponte Preta, em pleno Maracanã.

E agora, quem vai nos salvar?

domingo, 27 de outubro de 2013

Em fim de semana de ENEM, Fluminense zera e vai ter que estudar sério pro ano que vem

Está difícil amigos. Enquanto escrevo estas linhas o jogo vai rolando. Já esta no fim, o placar esta 3x2. E não vejo que algo irá mudar no próximo minuto, já final do jogo.

O que vejo é um Fluminense fraco, apático e até ridículo. Alguns dizem que é um time jovem, mas o problema maior não são os garotos, e sim, a dupla de senhores que "defende" a zaga Tricolor. Seja Gum, Euzébio, Anderson ou Edinho, nenhum desses caras estão a altura de uma zaga que já teve Ricardo Gomes, Edinho (o verdadeiro), Thiago Silva...

rafael sobis fluminense Vitória série A (Foto: Ricardo Ayres / Photocamera)
Sóbis marcou o dele, mas time não ajudou e segue em queda livre
Já são 7 jogos sem vencer... (Ricardo Ayres/Photocamera)
O jogo terminou agora. Os gols saíram quase em sequências. Primeiro o Vitória abriu, com Marquinhos. Falha da defesa, obviamente. Por sorte, houve uma falha do Vitória em seguida. Gol contra, mas o crédito foi pro Biro-Biro, que pasmem, foi o melhor Tricolor em campo. Isso por que no segundo tempo ele fez a jogada do gol da virada, anotado por Sóbis.

A virada tava ali, a vitória em mãos. O jogo tinha um público caprichado no Maracanã. Preços que pediam à Torcida comparecer, e ela compareceu (quase 30 mil torcedores). Compareceu pra ver o time tomar uma virada ridícula. Entre os 15 e 17 minutos do segundo tempo, Juan e William Henrique fizeram dois gols em mais vacilos da defesa.

Falei que eles tinham um homem a menos? Não. Mas sim, tinham, mas não parecia. Parecia o contrário, alias, sempre parece assim. Dizem que o Fluminense entra em campo com 11, mas não os vejo jogando. Ora ou outra surge os dois da defesa pra fazer merda, e ora ou outra surge um correndo pelo lado, tocando pra outro que toca pro outro, girando a bola, tendo pleno domínio dela (chegamos a 70% de posse hoje) como se fosse o Barcelona. É uma pena que não temos nenhum Messi, Iniesta ou Xavi no time, nem alguém que chegue a 10% do que estes três jogam... mesmo machucados.

Não existe a mínima esperança nesse time. Ele não tá lutando pra fugir, mas sim, pra ir direto pro rebaixamento. Na próxima partida, o Tricolor pode entrar na zona da degola em caso de derrota rpo Flamengo somada a vitória da Ponte Preta contra o Criciúma. Nada fácil essa vida de time campeão brasileiro, não?

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mas eles vão voltar

Conca Guangzhou Evergrand e Kashiwa Reysol (Foto: Getty Images)
Mesmo atuando em um futebol de baixo nível
e pouco apelo, Conca conquistou os chineses
(Getty Images)
Essa semana anunciei o meu retorno aqui ao blog, e confesso que estou bem animado com esse retorno. Ainda pretendo tirar um tempo pra reajustar algumas coisas aqui no blog e enfim, marcar essa nova fase. Mas, mais importante do que eu voltar são dois ídolos voltarem a dar as caras. Dica um: cada um foi marcante em um dos títulos brasileiros. Não adivinhou? Dica dois: um foi vendido, o outro se machucou. Ficou fácil, né? É claro que estou falando de Dario Conca e Fred.

O retorno que mais anima a torcida Tricolor sem dúvida é a de Conca. Aguardando o retorno do eterno camisa 11 desde que o craque foi vendido ao Guangzhou da China, os Tricolores podem enfim começarem a criar expectativas pro retorno de Conca. O argentino já vai manifestando seu adeus ao clube chinês, e tudo vai indicando um retorno ao Fluzão, que deve começar a tomar rumos na próxima semana, quando seu advogado Marcos Motta se reunirá com a diretoria Tricolor para por em pauta o contrato que garantirá o retorno do ídolo Tricolor.

Já Fred, fora do time a um looongo tempo, vem se empenhando bastante para retornar a equipe antes da expectativa. Com uma previsão inicial de voltar apenas ano que vem, o capitão Tricolor vem dando duro pra voltar nessa reta final do Brasileirão. A lesão muscular que teve na coxa direita já não vem incomodando o atacante, e agora já vai voltando a treinar em campo, após um longo período em academia. Com isso, nosso camisa 9 da sinais de que cada dia está mais próximo de retomar o comando do ataque Tricolor e tentar ao menos dar um final mediano ao atual Campeão Nacional.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Mas voltando ao assunto...

Agora que já estamos com o blog de volta, tudo entrando nos conformes, já está na hora retomarmos o assunto principal, ou melhor, o que deve ser único aqui no DN!: Fluminense.

Vamos fazer uma rápida retrospectiva desde o último post até aqui: Fluminense Tetra-campeão, relaxamento nas rodadas finais e derrota pro ridículo-sempre-ridículo Vasco da Gama -tal cena voltará a se repetir. 2013 começa, Carioca é ignorado e foco é total na Libertadores da América. Fracasso duplo. Com um milagre o time chega a final da Taça Rio mas perde pro campeão Botafogo, vencedor dos dois turnos. Na "Liga de los Campeones del America", eliminação pífia pro Olimpia: empate pro 0x0 em São Januário e 2x0 pros paraguaio lá na terra deles. Situação ruim, tem como piorar? Sim, o time detentor da faixa de campeão nacional começa irregular o campeonato, despenca de rendimento, passa rodadas namorando a zona de rebaixamento, vive um momento de levante, olha o G4 chegar cada vez mais peeerto... mas começa a enfrentar mais uma má fase, que se prolonga até agora. Falei que o Fred se machucou no decorrer do campeonato e tem previsão de retornar apenas ano que vem? Pois é, além disso, vários outros desfalques atormentam o time ao longo do campeonato, que é forçado a colocar vários moleques de Xérem na raça. Ou seja, estamos disputando o Brasileiro com um time baseado em Cavalieri e Rafael "Vaga-Lume" Sóbis, apoiado de vários novatos recém-promovidos e uma zaga que vive um momento cabuloso. Ufa! É isso? Por enquanto sim.

O final dessa história está por chegar. Embicamos na reta decisiva do Brasileirão, e nossa realidade é lutar contra o rebaixamento. Vamos cair? Creio que não. Os quatro times da zona vermelha obviamente não vivem bom momento (apesar de não conseguirmos ganhar deles (exceto o Naútico, o Timbu perde para todos... (menos pro Flamengo))) e não parecem que vão emplacar um tão breve.

Como o campeonato ainda está muito embolado, podemos emplacar uma boa sequência a seguir: Vitória em casa, Corinthians em turbulência em SP e Flamengo. Se contarmos com no mínimo uma vitória e dois empates (vamos ser realistas) já poderíamos dar uma alavancada na tabela. Se ganharmos do Corinthians claro que ajudaria, mas nada seria melhor do que encerrar o tabu de 0 vitória em clássicos esse ano. Aí além de enfim despachar a macumba, daríamos uma bica no rebaixamento e então teríamos nosso momento pra sentar, esquecer o ano e pensar numa forma de recolocar o Jato Tricolor no caminho dos títulos ano que vem.

That's all folks.

Saudações Tricolores.

EU VOLTEI!

Saudações Tricolores!
Tamo de volta na ativa!
Depois de um longo ano, resolvi ligar as máquinas e dar nova vida ao bom e velho Dá-lhe Nense!
As vezes abria o blog, olhava meus posts antigos, e me dava vontade de retomar as atividades, mas só agora resolvi voltar mesmo. Nada relacionado a má fase do time, que por sinal, é totalmente oposta à qual deixei o blog.

Como podem ver, o último post é sobre o título do ano passado, e agora, retorno com o time lutando contra o rebaixamento =(
No entanto, tenho fé que o time não vai sofrer com o drama de 2006, 2008 ou 2009. O time não está num bom momento mas existem piores -por incrível que pareça.

No entanto, vou trazer uma proposta um pouco diferente pra nova temporada do blog. Sem tanto serialismo, nem tanto compromisso. Vou levar ele mais na vista de torcedor mesmo, sem querer muita postura. Confesso que eu deveria manter a linha mais formal, já que tenho em vista entrar pra faculdade de jornalismo ano que vem, mas realmente não quero isso nesse momento.

Bem, antes de retomar ao Fluminense em definitivo, vamos colocar algumas coisas em dia? Primeiro, o que eu fiz nesse período de um ano. Bem, estou prestes a terminar o terceiro ano do ensino médio, então esse ano foi beeem corrido. Me dividi entre escola e música, principalmente. Acabei até dando uma relaxada com o Fluzão, foquei mais na minha banda de rock, nas bandas que gosto -inclusive passei uns dias no Rio em razão ao Metallica no Rock in Rio e acabei ganhando um Flu x Coxa de quebra, que infelizmente foi mais um vacilo do Tricolor; e claro, nos estudos, quando dava vontade -é, sinceramente, não deu muita vontade haha.

Mas agora to voltando aqui. Hora ou outra vou postar umas coisas aqui e vamos ver no que dá. Vou tentar dar mais divulgação ao blog pra ver se existe um retorno aqui ou vou escrever pra mim mesmo, anyway.

Essa semana aí o Fluzão ta de folga, mas domingo a gente recebe o Vitória no Maraca. Até lá a gente se fala. ST!