quinta-feira, 21 de julho de 2011

109

Era 21 de julho de 1902 quando Oscar Cox, reunido com mais 20 integrantes, fundou o Fluminense Football Club. Talvez aqueles 21 rapazes não imaginassem no que aquela ideia fosse resultar. O tempo foi passando e de repente, aquele pequeno grupo se transformou num clube profissional, que logo se tornou um Gigante.

Ao longo dos 109 anos desse clube, passaram ídolos e heróis, títulos e glórias, alegrias e conquistas, tristezas e decepções. Um misto de todas as emoções possível formaram a história do Fluminense FC, que foi escrita por lendas como Castilho, Félix, Carlos Alberto Torres, Pinheiro, Ricardo Gomes, Preguinho, Didi, Romerito, Rivellino, Assis, Washington, Renato, Roger, Thiago Silva, Conca... cada um deixou a sua marca nessa longa história.

Como esquecer daquele que esteve presente em toda a história do Fluzão? A camisa Tricolor, que nem sempre foi Tricolor. No começo, ela era cinza e branca, mas logo tomou as cores que pintaram a história do Fluminense: o verde, o branco e o grená. O escudo também passou por várias mudanças até chegar no atual, mas sempre mantendo o formato original.

Essa história passa por vários lugares do mundo, mas um deles é especial: o Maracanã. Poderia ser o Estádio das Laranjeiras, mas é no Maracanã onde o Fluzão passou seu melhores momentos. As mais importantes conquistas foram conquistadas em casa (exceto a Copa do Brasil -em SC, e o Brasileirão -Engenhão). Claro que o Maracanã não guarda só as mais belas lembranças do Flu, algumas partes tristes também passam por lá.

Mas, apesar de ter se destacado no futebol, o Fluminense faz parte da história da elite carioca. Na sede do clube aconteciam as importantes reuniões dos aristocratas da época, os bailes, eventos, enfim, nas Laranjeiras esta boa parte dessa história. Em cada canto da sede você encontra a elegância que só a elite possuía  No salão nobre, as memórias dos velhos tempos toma conta do ambiente.

O Fluminense é tudo isso e muito mais. São coisas que só o Tricolor sabe. O orgulho da camisa, do escudo, da história é o que compõe a alma dos Tricolores. Mas essa trajetória não acaba por aqui, ainda tem muito mais pela frente, afinal 'o Fluminense nasceu com a vocação para a eternidade', já diria Nelson Rodrigues.

Parabéns Fluminense. Que muitas glórias continuem escrevendo essa linda história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário