Em 12 de outubro de1916, um grupo de jovens mexicanos se uniram para formar um dos maiores clubes de seu país: O Club de Fútbol América. O clube mexicano começou disputando campeonatos contra os colégios locais, até que conseguiu se firmar como um clube profissional, e na decada de 20 se destacou com o tri-campeonato obtido em 1925/26-1926/27-1927/28.
A partir daí, o América se destacou cada vez mais e contruiu uma vasta galeria de títulos. São 14 Campeonatos Mexicanos (o ultimo foi o Clausura 2005, sendo o maior campeão), 6 títulos de campeão da Copa do México, 5 vezes Campeão dos Campeões, 5 taças da Liga dos Campeões da CONCACAF (do qual é o maior vencedor), 2 Copas Interamericanas, 1 Copa dos Gigantes da CONCACAF e 1 Copa InterLiga (torneio que classifica o campeão e o vice pra Libertadores).
|
O gigantesco Azteca |
Porem, esse passado glorioso parece ter dado um tempo na história das "Aguilas" (Aguias em espanhol, apelido do time). Desde 2008 que o clube da capital não ergue um troféu. A ultima conquista foi a Copa InterLiga Apesar disso, o time mexicano possue uma otima estrutura, e joga em um dos maiores estádios do mundo, o Estádio Azteca, que possue capacidade para quase 116 mil pessoas.
|
Recordar é viver... |
Mesmo sem ser campeão, o clube criou uma grande mídia dentro do Brasil. Quem não se lembra do América em 2008, que atropelou e eliminou o Flamengo no Maracanã lotado e depois mandou o Santos embora? Felizmente, aquele América não é mais o mesmo. O principal craque daquele time, Cabañas, foi afastado do time mexicano após alguns problemas internos. O gordinho artilheiro ficou 4 anos por lá, fez 116 jogos e 66 gols, que marcaram a história das Aguias, como o ultimo grande ídolo que vestiu a camisa amrela e azul.
|
Blanco, um dos melhores dos 95 anos de América |
Mesmo sem o paraguaio, o América conta com o goleirão Guilhermo Ochoa e o meia argentino Daniel Montenegro, camisa 10 da equipe. O argentino inclusive marcou 3 gols na vitória do América no domingo, por 4x3 contra o Toluca. Além desses dois craques, elenco dos mexicanos ainda conta com Rosinei, ex Corinthians e Internacional.
Outro grande idolo americanista foi Cuauhtémoc Blanco... ou simplesmente Blanco. O mexicano é um dos maiores idolos da seleção mexicana e também do América. Com a camisa das Aguias, o atacante fez 333 jogos e marcou 125 gols.
América e Flu já se enfrentaram 2 vezes na história. A primeira, em 1960, na Cidade do México, e o placar foi 1x0 pro time da casa. 31 anos depois, o Flu voltou a disputar um amistoso no México, e o rival foi justamente o América. Mais uma vez o placar não foi possitivo, e voltamos pro Rio com um 3x0 na bagagem.
Mas agora os tempos são outros, e o Flu não vai disputar só mais um amistoso. Agora é Libertadores, vida ou morte. É na quarta, às 21:50 no Azteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário