terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Raio-X Libertadores: Argentinos Juniors

A tão cobiçada Taça Libertadores
Amanhã será o primeiro passo à Conquista da América. O Flu pega o Argentinos Juniors no Engenhão as 22 horas pela 1ª rodada da fase classificatoria da Libertadores. Se formos até a final, devemos enfrentar 7 adversarios diferentes, podendo ser de vários paises diferentes. Só no nosso Grupo tem um argentino, um uruguaio e um mexicano, alem de nós, representando o Brasil. Muitos adversários podem ser conhecidos, mas também podemos pegar algumas zebras pelo caminho (vide 2008, quando derrubamos Boca e São Paulo e na final a LDU). E pra você conhcecer melhor cada adversário, o blog vai trazer sempre informações sobre os rivais durante a Libertadores. Está inaugurado o quadro "Raio-X Libertadores", estreiando com o Argentinos Juniors:





Asociación Atlética Argentinos Juniors, mais conhecido como Argentinos Juniors, também é chamado de Bicho Colorado. Fundado em 1904, passou decadas e decadas sem ganhar nada, até que finalmente ganhou destaque na decada de 80, quando foi 2 vezes campeão argentino (1984 e 1985), campeão da Libertadores (1985, vale lembrar que caiu no mesmo grupo do Fluminense naquela edição, vencendo os 2 jogos contra o Tricolor e sendo o unico a passar de fase) e também campeão da Taça Interamericana (1986).

Don Diego com a camisa rubra
Alem dos títulos, outro fato de marcou a "epoca de ouro" do Colorado foi Diego Armando Maradona, um dos maiores jogadores da história do futebol. Dieguito começou mostrando seu futebol ao mundo com o uniforme vermelho. A passagem de Maradona não gerou títulos, mas marcou história e até uma homenagem: o nome do estádio do Argentinos se chama Estádio Diego Armando Maradona.

Muitos anos passaram, e os títulos continuaram ausentes na história da equipe de Buenos Aires. Até que em 2010, 25 anos após o ultimo titulo argentino, o Bicho voltou a ser campeão. Venceu o Torneio Clausura (o Campeonato Argentino foi dividido em 2 na decada de 90: Apertura e Clausura) e reanimou sua torcida, que já não aguentava mais tanto tempo sem poder gritar "É Campeão".

Néstor Ortigoza
A equipe acabou não indo bem no Apertura de 2010. Dos 19 jogos, venceu 6, empatou 6 e perdeu 7, terminando assim na 12º posição. Alem disso, a equipe perdeu um de seus principais jogadores recentemente: o volante Néstor Ortigoza foi para o San Lorenzo, também da Argentina.

A delegação argentina chegou ontem ao Rio. A curiosidade fica por conta do treinador, Pedro Troglio, que até ano passado comandava o Cerro Porteño e não tem boas recordações do Fluzão. Quem não se lembra daquele jogão entre o Flu e a equipe paraguaia, em que o Flu virou o jogo nos ultimos minutos, fechou em 2x1 e depois teve aquele quebra-pau no fim do jogo? Pois é, o técnico argentino era quem comandava o Cerro naquele ano. Troglio foi um meia habilidoso na sua epoca de jogador, tendo iniciado sua carreira pelo River Plate e passado até pela seleção argentina. O treinador assumiu o Bicho em 2010.

Os principais jogadores dos hermanos são os meias Gustavo Oberman e Cristian Sanchéz, alem do atacante Santiago Salcedo.

Confira abaixo a lista dos jogadores que foram relacionados pro jogo:

Equipe do Argentinos Juniors em partida válida pelo Apertura 2010
1- Ojeda Luis
2- Gentiletti Santiago
3- Prósperi Gonzalo
4- Torren Miguel
6- Escudero Sergio
7- Bogado Mauro
8- Mercier Juan
9- Vargas Gonzalo
10- Oberman Gustavo
11- Blandi Nicolás
13- Berardo Nicolás
16- Hernández Pablo
17- Sabia Juan
18- Sánchez Prette Cristian
19- Rius Ciro
20- Navarro Nicolás
21- Salcedo Santiago
22- Niell Franco
24- Basualdo Germán

O Argentinos Juniors irá realizar o reconhecimento do campo hoje, e depois deve voltar para a concentração. A delegação está hospedada no Hotel Pestana, em Copacabana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário