Escudo do Nacional |
O clube surgiu de uma fusão entre o Uruguay Atlética Club e o Montevideo Football Club. Disputou sua primeira partida em 18 de junho do mesmo ano de fundação, contra o Internacional de Porto Alegre, no seu primeiro campo, em Punta de las Carretas.
Time campeão da Libertadores de 1980 |
O rótulo de ser um dos maiores do nosso continente se deve ao fato do "Bolso" (apelido do time) ter uma vasta galeria de títulos. O clube possui 42 campeonatos uruguaios (11 amadores e 31 profissionais), 3 Copas Libertadores (1971, 1980 e 1988), 1 Recopa (89), 3 Copas Intercontinentais (71, 80 e 88) e 2 Copas Interamericanas (71 e 88).
O maior ídolo, Atilio Garcia |
Estádio Gran Parque Central |
No Uruguai existe uma grande rivalidade entre o Nacional e o Peñarol, que além de serem os dois gigantes do país, protagonizam um dos maiores clássicos do Mundo. Os dois clubes dividem a torcida uruguaia, sendo uma diferença pequena entre quem é tem a maior "hinchada".
Contra o Flu, o Nacional tem um bom retrospecto. Já foram 7 duelos entre os 2 Tricolores: 4 derrotas, 2 empates e apenas uma vitória do Fluzão. Ela ocorreu em 11 de agosto de 1949, e o Time das Laranjeiras venceu por 2x1, com gols marcados por Didi e Carlyle. Curiosamente, foi o único duelo em território brasileiro, sendo que foi justamente nas Laranjeiras.
Elenco campeão uruguaio de 08/09, como já diz na foto |
Saindo um pouco dessa longa máquina do tempo, vamos a tempos mais recentes, como 2009, quando o Nacional conquistou seu último título, o Campeonato Uruguaio. Porem, nesse ano o clube de Montevideu não vem tão bem. Perdeu sua estréia na Libertadores por 2x0 pro América no México, além de estar em 13º no campeonato local, sendo que são 16 participantes.
O elenco do clube uruguaio conta com 4 brasileiros: o zagueiro Jadson, os laterais Gabriel e Carlão, além do volante Anderson Silva (não, não é o lutador). A equipe do técnico Juan Carrasco conta com Sebastian Coates, um dos destaques da seleção uruguaia.
O elenco chegou ontem ao Rio, e hoje a noite irão fazer o reconhecimento do campo.
Esse é o Nacional, nosso adversário de amanhã. É bom o Fluzão não dar mole de novo, por que dessa vez tem pela frente uma verdadeira pedreira. Mas nesse duelo, eu sou mais o Fluzão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário