O jogo em si não foi brilhante, mas teve altas doses de emoção. O Engenhão de 36 mil Tricolores viu uma partida nervosa e tensa, que acabou com uma vitória suada e sofrida do Fluminense, que encarnou o seu espírito guerreiros e conseguiu virar o jogo ainda no primeiro tempo e fazer 2x1 em cima do Internacional e se garantir nas quartas-de-finais da Taça Libertadores.
O grande nome do jogo foi Thiago Neves. O camisa 7 não brilhou como estamos acostumados, mas foi extremamente decisivo na noite de ontem. Em três cobranças de falta, o meia deu as duas assistências para os gols de Leandro Euzébio e Fred, e na terceira, carimbou a trave esquerda de Muriel. Ao lado dele, um apagado Deco, que muito marcado, pouco criou e teve uma noite infeliz.
Infeliz foi também o inicio do jogo. O Internacional mostrou que vinha para vencer o jogo desde o começo, e com a velocidade e técnica de Oscar, que conseguiu ser liberado para o jogo, encontrava o caminho para o gol Tricolor, conseguindo balançar as redes de Diego Cavalieri aos 13 minutos. Oscar tocou para Leandro Damião, que da entrada da área teve liberdade para girar e bater no cantinho de Cavalieri, abrindo o placar no Engenhão.
|
Para a alegria da torcida, Fred pegou o Inter e colocou o Fluzão nas quartas-de-finais
(AFP) |
O gol podia jogar por água o sonho Tricolor. Mas como em 2008, a equipe mostrou um rápido e fatal poder de reação. Logo aos 15 minutos, falta para o Fluminense. Aí que entra a figura de Thiago Neves. Com a bola pela meia-direita, o camisa 7 cruzou forte e em direção ao gol, contando com algum desvio qualquer. Esse desvio foi de Leandro Euzébio, que saltou junto com Fred, mas teve mais sorte que seu companheiro e conseguiu desviar para o gol e matar o arqueiro colorado, deixando tudo igual no placar.
O empate ainda favorecia o Inter, que seguiu querendo jogo. Oscar era o principal jogador colorado, criando muitas chances para o Inter, e quase conseguiu marcar o gol. Aos 29 minutos, Tinga levantou na área e Oscar, que recebeu livre e concluiu por cima do gol de Cavalieri, desperdiçando uma grande oportunidade.
O Flu acordou nos minutos finais. Rafael Sobis invadiu a área e disparou um chutaço, que tinha como destino o gol, mas contou com uma grande defesa de Muriel, salvando a bola que iria no ângulo. Aos 45, não teve jeito, era a hora da virada. Mais uma falta, dessa vez, mais para a direita. Mas para TN7 não tinha lugar ruim ontem. O meia bateu da mesma forma do primeiro gol, e dessa vez contou com o desvio de cabeça de Fred, que virou o gol e fez o Engenhão explodir de alegria. Ninguém sabia, mas era o gol da classificação.
Isso por que o segundo tempo passou em branco. O Flu teve poucas chances, uma delas na cobrança de falta de Thiago, que acertou a trave. Noutra, o mesmo Thiago Neves podia ter resolvido o jogo, quando recebeu a bola no meio de campo e tinha ao seu lado Rafael Moura e apenas um zagueiro colorado. Ao invês de aproveitar o campo todo que tinha pela frente ou tocar para He-Man, que entrou para suprir Fred, que saiu lesionado, o camisa 7 preferiu chutar, e muito mal, do círculo central.
Os resto do jogo foi um abafa total do Inter. O Flu passou quase 49 minutos com o coração na mão, apenas agradecendo à João de Deus por cada bola afastada pela defesa, que deu conta do recado e conseguiu conter o ataque colorado até o fim do jogo, quando enfim a torcida Tricolor conseguiu comemorar a suada e merecida classificação.
O Fluminense já tem seus dois próximos compromissos na competição marcados. Contra o Boca Juniors, que venceu o Union Española nos dois jogos, o Flu reedita o confronto da primeira fase, onde derrotou os argentino na Bombonera e acabou derrotado em pleno Engenhão. O primeiro jogo, em Buenos Aires, será no dia 17/05, às 19h45, e o segundo, no Engenhão, no dia 23/05, às 19h30.