segunda-feira, 17 de março de 2014

O aceitável 1x1

Raramente aceito um empate como bom resultado em um clássico. A vitória deve ser sempre o único objetivo. Mas, ao fim do clássico de hoje contra o Vasco, o empate de um gol para cada lado acabou sendo proveitoso ao Fluminense. A igualdade manteve o Flu na segunda posição e ainda permite o time um novo empate na próxima rodada para assegurar a colocação, que garante vantagem na semi-final, permitindo que o time jogue por empates para se classificar.

Empates, empates, empates. Na verdade, melhor parar de pensar em empates por que esses dois seguidos já foram o suficiente. Depois da derrota pífia para o Botafogo ainda não reencontramos uma boa sequência. Em quatro jogos, três empates (1x1 com a Cabofriense, 2x2 com o Duque e 1x1 com o Vasco) e apenas uma vitória (5x1 na Friburguense). Está claro que o time não retomou o gás que havia acumulado após o mal início na competição, mas talvez agora seja a melhor hora para se reabilitar. Se os planos de Renato é guardar o melhor para o final, tenho grandes esperanças de que isso de certo.

É notável que alguns jogadores ainda estão longe de um bom futebol. Jean e Rafael Sóbis não são sequer sombra do que um dia já foram. Enquanto isso, novas peças vão surgindo. Wagner vai mostrando bom serviço, e Walter hora ou outra apronta pra cima da defesa adversária. Chiquinho alterna entre bons e maus momentos na partida, enquanto Bruno continua fraquíssimo na defesa, porem eficiente nos ataques.

Na partida de hoje, vi um Fluminense superior ao Vasco, mas esbarrando na falta de inteligência de seus jogadores. O esquema de três volantes garante maior estabilidade à defesa, mas deixa Conca sobrecarregado na armação, ainda mais tendo um Rafael Sóbis completamente ineficiente ao seu auxílio. No entanto, nem esse esquema de proteção a defesa é capaz de evitar as trapalhadas da zaga. No chute de Pedro Ken, o sistema defensivo deu pane e deixou Edmílson aproveitar a sobra e abrir o placar, já na reta final do primeiro tempo.

O gol acabou por acordar o Fluminense, que havia começado bem mas perderá o ritmo com o decorrer da etapa inicial. Após o choque, voltou a por pressão no Vasco e prometeu mais no segundo tempo. Renato sacou Sóbis e começou a etapa final com Walter, animando a Torcida Tricolor presente.

A substituição foi efetiva se observarmos um lindo lançamento de Walter para Fred, que concluiu de primeira, mas pra fora. Apenas nessa lance, o camisa 18 já havia feito mais que Sóbis. O Flu dava muito trabalho a Martín Silva, que segurou até os 20 minutos, mas no minuto seguinte, enfim foi vazado. Bruno cruzou e Fred se antecipou a defesa e arrematou ao gol, deixando tudo igual no Maracanã, e já dando números finais ao clássico.

Renato ainda sacou Diguinho e colocou Biro Biro na partida, mas o garoto sequer apareceu. Menos que Biro Biro, Wagner, que entrou nos minutos finais no lugar de Conca, que esteve longe de uma noite brilhante, mas ao menos foi um jogador presente nas jogadas Tricolores (como não também...). Nenhuma das mexidas seguintes foi suficiente para mudar o placar, que terminou aceitável para Tricolores e cruz-maltinos, que também garantiram sua classificação para as semi-finais.

Na última rodada da Taça Guanabara o Flu recebe o Volta Redonda, no domingo, sem local definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário