quinta-feira, 26 de julho de 2012

Frio gaúcho congela o Flu e Grêmio quebra invencibilidade Tricolor

Depois de onze partidas sem perder, o Fluminense enfim caiu no Brasileirão. Foram sete vitórias e quatro empates até a derrota de ontem para o Grêmio, na gelada Porto Alegre. Apesar do jogo ser fora de casa, podíamos esperar ao menos um empate, ou mais vontade da equipe em conseguir seu gol, mas não vimos isso.

Apostando numa postura defensiva diante todos os desfalques na equipe, Abel Braga errou muito ao aceitar o jogo do Grêmio e preferir esperar um gol cair do céu, que por sinal, não caiu. O técnico Tricolor apostou num 3-5-2, ou melhor, 5-3-2, já que os laterais não funcionaram como alas e deixaram Thiago Neves sozinho na armação das jogadas.

Wellington Nem e Zé Roberto, Grêmio x Fluminense (Foto: Alexandre Auler / Photocamera)
A nova camisa não estreou com o pé direito, e marcou a primeira derrota do Flu
no Brasileirão 2012 (Alexandre Auler/Photocamera)

A tática Tricolor funcionou primeiro tempo. Amarrou a partida e fez dela um verdadeiro teste de paciência para as torcidas, já que foram poucas as chances de gol na partida. Uma chance pra cá, outras duas pras lá e só isso durante os primeiros 45 minutos.

Na segunda etapa, no entanto, a defesa do Fluminense acabou cedendo ao ataque gremista. Aos 23 minutos, Marcelo Moreno dividiu com Gum e a bola sobrou para Kléber, que dominou e concluiu pro gol. O camisa 3 do Flu ainda tentou tirar em cima da linha, mas viu a bola passar raspando por sua perna e morrer no fundo do gol.

O gol enfim aqueceu o cérebro de Abelão, que resolveu dar postura ofensiva a equipe. Sacou Gum e Edinho, e foi com Wagner e Rafael Sobis. No entanto, de nada adiantou as alterações. O Flu seguiu sem oferecer real perigo ao gol defendido por Marcelo Grohe. Pra piorar a situação, Anderson se machucou ao cometer uma falta necessária em André Lima, e deixou a equipe com um a menos, já que anteriormente Abel trocou Nem por Rafael Moura. Nos minutos finais, o Grêmio também perdeu um jogador, pois Kléber fora punido com seu segundo cartão amarelo na partida, sendo expulso dela, mas ainda assim, nada de gol do Fluminense.

A derrota no gelado Olímpico, que marcou menos de 10ºC durante a partida, congelou o Fluminense na terceira posição. Com a vitória do Vasco sobre o Botafogo, o Flu ficou quatro pontos atrás da equipe da Colina, e agora e seguido de perto pelo Grêmio, com 24 pontos, um a menos que o time das Laranjeiras. A chance de recuperação é em outra partida decisiva, agora contra o líder Atlético-MG, no domingo, as 16h no Engenhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário