quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A Seleção de Conca

Conca, a camisa da seleção e Paula ap[os a vitória tricolor sobre o Palmeiras / Foto de Marcelo Theobald
Conca e sua esposa segurando uma camisa do Brasil...
um longo sonho
(Marcelo Theobald)
"O Brasil parou hoje para ver a lista dos 23 convocados para a Copa do Mundo, que vai acontecer aqui no Brasil entre junho e julho, e a surpresa que Felipão havia prometido, é maior do que qualquer um poderia imaginar. Darío Conca, argentino destaque do meio de campo do Fluminense, está convocado para a Copa do Mundo para defender a amarelinha.

Conca é sem dúvidas uma peça fundamental em qualquer seleção do mundo. Sua habilidade e visão de jogo diferenciada o torna cérebro de qualquer time em que atue. No entanto, desde que ganhou notoriedade defendendo a camisa do Tricolor, Conca nunca teve sequer uma chance na seleção argentina. Em 2010, conseguiu naturalização brasileira, e hoje, Luís Felipe Scolari anunciou que ele será um dos brasileiros a defender a Seleção penta campeã na Copa em casa."

Isso, no momento, é apenas um vislumbre em base a pequenos fatos que ocorreram recentemente. Me refiro a uma declaração de Felipão, dizendo que sua lista tem uma grande surpresa. Me refiro a um Felipão interessado num Fluminense e Resende do Campeonato Carioca, onde no mesmo Conca foi mais uma vez o destaque da partida. Me refiro a um jogador de alto nível que tem plenas condições de defender a Seleção Brasileira.

"Ah, mas é um argentino!". Conca está longe de ser argentino. Ele nasceu e cresceu lá, mas é no Chile que ele de fato surgiu e no Brasil que ele explodiu. Brasil este que ele aprendeu a amar com as cores do Fluminense. Brasil onde se casou com uma brasileira e conquistou vários brasileiros que se curvam diante de seu magistral futebol. Futebol prático, mas bonito. Direto, mas elegante. Humilde, mas encantador. Brasileiro, mas com uma entrega argentina. Apenas nisso que Conca se mostra de fato argentino. Ele não se contém em criar a jogada, ele luta por ela, do começo ao fim, e mesmo se ela acaba, ele corre atrás pra recuperar. Ele poderia vestir a 8 ou a 10 por suas características, mas a 11 representa a sua nota em qualquer partida.

A chance de ver Darío Conca na Seleção Brasileira é sim real. Pode ser um sonho, mas se um dia fossemos surpreendidos em ver este "argentino" defendendo a camisa amarela, eu confesso que torceria mais do que nunca para ver o Brasil hexa-campeão. Ver um argentino poder dizer que foi campeão pelo Brasil seria um belo tapa na seleção azul e branca, que perderá um baita jogador por achar que Lionel Messi era suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário