quinta-feira, 21 de julho de 2011

Os primeiros passos de um Gigante

Oscar Cox, o idealizador principal do
Fluminense FC
O futebol começava a se espalhar pelo Brasil. Após brotar em São Paulo, o esporte bretão foi começando a se popularizar a expandir as suas raízes pro Rio de Janeiro. Em terras fluminenses, Oscar Alfredo Cox veio da Suíça com a ideia de implantar o futebol no Rio. Com um grupo de amigos, formou o primeiro esboço do Fluminense, mas ainda não era definitivo. O Rio Team realizou contra um time de ingleses a primeira partida de futebol do Rio de Janeiro, no dia 22 de setembro de 1901, que foi realizada em Niterói. O placar foi de 1x1, sendo Júlio Moraes o autor do primeiro gol de um time carioca no Brasil.

Após algumas partidas, o time foi ficando firme e a ideia de montar um time "pra valer" tomou forma. Enquanto regressavam ao Rio após uma excursão em São Paulo, o time do Rio Team foi juntando algumas ideias, até que ficou definido que aquele grupo seria o que iria fundar o Rio Football Club, em novembro de 1901.

Na realidade, a ideia não deu certo, e foi adiada para julho de 1902, quando após mais uma reunião, ficou definido que seria enfim fundado o Fluminense Football Club. O nome significa natural do Rio de Janeiro, ou seja, nada mais apropriado para o primeiro clube de futebol do Rio.

Estavam lá, no dia 21 de julho de 1902, na Sede das Laranjeiras, Oscar Cox e seus companheiros para fundarem o Fluminense FC. Os 20 homens presentes foram definidos os fundadores do clube e Cox o primeiro presidente. Segue a lista dos 20 fundadores:
20 sócios fundadores do clube
As assinaturas dos fundadores do Fluminense


1 – Horácio da Costa Santos
2 – Mário Rocha
3 – Walter Schuback
4 – Félix Frias
5 – Mário Frias
6 – Heráclito de Vasconcelos
7 – Oscar Alfredo Cox
8 – João Carlos de Mello
9 – Domingos Moitinho
10 – Luís da Nóbrega Júnior
11 – Arthur Gibbons
12 – Virgílio Leite
13 – Manoel Rios
14 – Américo da Silva Couto
15 – Eurico de Moraes
16 – Victor Etchegaray
17 – A. C. Mascarenhas
18 – Álvaro Drolhe da Costa
19 – Júlio de Moraes
20 – A. H. Roberts





Assim que tudo se acertou, logo foi marcado o primeiro jogo do FFC, que foi logo contra o Rio Football Club, time de regatas da cidade, que logo entrou no futebol também. Certamente, foi o primeiro clássico do Rio, já que alguns que fundaram o Rio FC estavam no Rio Team.


A partida, disputada no campo do Paysandu, no dia 19 de outubro de 1902, terminou em incríveis 8x0 pro Fluzão. A primeira escalação do Flu era Américo, M. Frias e Etchegaray; Mário Rocha, Oscar Cox e Schuback; Simonsen(1 gol), Moraes(1), Horácio da Costa Santos(3), Heráclito(2) e Félix(1). Porem, no jogo "de volta", o Rio venceu por 3x0 no dia 26 de outubro, no mesmo campo. 


A primeira camisa do Fluminense guardada até hoje em nossa sala de troféus
A primeira camisa...
Em setembro de 1903, o Flu ultrapassou as fronteiras do Rio de Janeiro e rumou para São Paulo, aonde empatou com o Internacional em 0x0 no dia 6, venceu o Paulistano por 2x1 no dia seguinte e derrotou o São Paulo por 3x0 no dia 8.


O blazer que os jogadores usavam sobre o uniforme antes de entrarem em campo
e a primeira camisa Tricolor
Em 1904, um fato importante para a história do Fluminense. As cores do clube eram cinza e branco, mas em 15 de julho daquele ano, foi proposta a mudança para o verde, branco e encarnado e ela foi aceita. A mudança ocorreu devido a dificuldade de encontrar uniformes com as antigas cores, então mudança foi proposta. As cores, porem, só estrearam em 7 de maio de 1905, contra o Rio Cricket, numa bela goleada por 7x1.


A primeira Taça
Ainda era difícil de realizar os jogos com frequência, mas o esquadrão Tricolor ia pegando ritmo. Até que em 1906 foi realizado o primeiro Campeonato Carioca. Além do Fluminense, o Bangu, o Botafogo, o Bangu, o Football Athletic, o Paysandu e o Rio Cricket participaram do torneio. Com quase todos os jogos disputados nas Laranjeiras (exceto duas, uma em Bangu e a outra em Niterói), o Tricolor ergueu a Taça com  nove vitórias e apenas uma derrota. A equipe era formada por Waterman (Walter) – V. Etchegaray – Salmond – C. Portella – Buchan – Gulden – Oswaldo Gomes – Costa Santos (artilheiro com 18 gols) – E. Cox – E. Etchegaray e F. Frias, e marcou 52 gols e sofreu apenas 6. 


O esquadrão campeão de 1907, trajando o novo uniforme
No ano seguinte, mais um Campeonato Carioca e mais uma conquista. Essa porem, ficou em pauta durante anos, já que o título ficou dividido entre Botafogo e Fluminense, que ficaram empatados em pontos, mas não em saldo, já que o Flu tinha 10 de saldo, enquanto o alvinegro ficou com 5. O Flu, queria ser campeão sem desempate, diferente do Botafogo que queria disputar um jogo extra. Como o jogo não aconteceu, o Botafogo se proclamou campeão, mas só em 1996 isso ficou resolvido, como título sendo dividido entre o Tricolor e o Alvinegro. Enfim, o time formado por Waterman – V. Etchegaray – Salmond – J. Leal – Buchan – Gulden – Oswaldo Gomes – Edwin Cox – E. Reidy – E. Etchegaray e F. Frias conseguiu 4 vitórias e só perdeu 1 jogo(justamente para o Botafogo), marcando 15 gols (tendo Edwin Cox como artilheiro, com 4) e sofrendo 5.


O plantel campeão de 1908
O Fluminense ia se firmando como uma potência do futebol carioca. A prova disso foram as conquistas de 1908 e 1909. Em 1908, o tri veio contra velhos e futuros rivais. Enquanto Flu já possuía rivalidade com o Paysandu e o Botafogo, o América ia dando seus primeiros passos, dando trabalho pro Fluminense no inicio. A conquista veio assim mesmo, com o time formado por Waterman – V. Etchegaray – Salmond – J. Leal – Buchan – Nestor Macedo – Oswaldo Gomes – Horácio Costa Santos – Edwin Cox – E. Etchegaray e F. Frias, conquistando a taça com 8 vitórias e 2 empates (contra o Botafogo), com 38 tentos marcados e 10 gols sofridos, tendo Edwin mais uma vez como artilheiro, com 11 gols.


O time que comandou o tetra
No ano seguinte, o tetra. Diferente dos anos anteriores, o time voltou a usar da camisa Tricolor, já que a anterior não caiu no agrado de todos os torcedores.  Indiferente da camisa, o time seguiu imbatível e levou o caneco com 7 vitórias e 2 empates, marcando 54 gols e sofrendo 8. O time formado por Waterman – V. Etchegaray – Buchan – Galo – Mutzembecker – Nestor Macedo – C. Hargreaves – Waymar – Joaquim Costa Santos – E. Etchegaray e F. Frias foi considerado bi-campeão na época, mas hoje em dia, reconhecemos o incrível feito do tetra-campeonato.


Time campeão de 1911
O time voltou a trajar branco em 1910, mas dessa vez, a taça não continuou nas Laranjeiras. O Botafogo acabou sendo campeão, acirrando a disputa pela supremacia carioca, sendo o Fluzão com 3 conquistas e o Botafogo com 2. Mas no ano seguinte o Flu voltou a vestir as três cores que traduzem tradição e venceu todos os jogos do campeonato. A equipe formada por Baena – Píndaro – Lawrence – Amarante – Nery – Galo (Armando de Almeida) – Orlando – Oswaldo – Borgerth – Gustavo e James Calvert conseguiu 6 vitórias em 6 jogos, marcou 21 gols e só sofreu um. James foi o artilheiro com 7 gols. Vale destacar também o fato de o Flu ter usado pela primeira vez um técnico, o inglês Charles Williams, sendo o primeiro do Rio de Janeiro.


Foto do primeiro Fla x Flu ( Fluminense 3 x 2 ), público de 800 torcedores
O primeiro Fla-Flu da história
Porem, logo em seguida à conquista do quarto título, veio a primeira mancha na história do Flu. Uma crise interna abalou o elenco Tricolor, e isso resultou na saída de 9 jogadores para o Clube de Regatas do Flamengo, que com a chegada dos jogadores, montou seu time de futebol. Tendo o Fluminense e tendo o Flamengo, adivinha o que veio a acontecer depois? O primeiro Fla-Flu da história. Ele ocorreu no dia 7 de julho de 1912, nas Laranjeiras. O clima de rivalidade estava no ar. O time rubro-negro era praticamente o campeão carioca de 1911, enquanto o Tricolor estava formado por jogadores integrados ao clube dias antes. A peleja foi um clássico de alto nível, pegado como qualquer clássico deve ser. Na raça o Fluzão conseguiu uma bonita vitória por 3x2 e levou a sua torcida ao delírio. A vingança estava concretizada.


Mesmo com a vitória, o Campeonato Carioca de 1912 não foi conquistado pelo Flu, que pela primeira vez não fez uma boa campanha. Terminou em 5º, com 7 vitórias, 2 empates e 5 derrotas e viu o Paysandu ser campeão pela LMSA e o Botafogo pela AFRJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário