sexta-feira, 22 de julho de 2011

A volta por cima

Após a crise de 1911, o Flu levou bastante tempo para se reerguer. Passou os Cariocas de 1912, 1913, 1914, 1915 e o de 1916, viu o Flamengo surgir no cenário, o América crescer e o Botafogo encarar uma má fase também. O Tricolor não fez feio no campeonatos de 1915, ficou em segundo, mas ainda não era a hora.

A equipe de 1917
O Time das Laranjeiras foi voltando a se estabelecer, até que no ano de 1917 lá estava o Fluzão de novo erguendo a Taça. Com Marcos Carneiro – Vidal – Chico Netto – Laís – Oswaldo e Fortes; Celso – Zezé – Welfare – Machado e Moraes, o Flu conquistou o seu 5º título (hoje visto como 6º) com 14 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, balançando as redes adversárias por 58 vezes e sofrendo 21 gols. 








O time que conquistou o bi-campeonato
No embalo do título anterior, o esquadrão Tricolor foi em busca de mais uma Taça no ano seguinte. Em mais uma boa campanha, o time formado por Marcos Carneiro – Vidal – Chico Netto – Laís – Oswaldo e Fortes; Celso – Zezé – Welfare – Machado e Moraes obteve 13 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, alias, uma delas um tanto curiosa e trágica. Com apenas uma derrota no campeonato (para o Vila Isabel, 0x1), o Flu chegou já campeão na última rodada. Porem, uma forte epidemia de gripe estava instalada na cidade e boa parte do elenco Tricolor estava doente. Alegando causas médicas, o Flu não foi a campo contra o Carioca, e perdeu por WO. A parte trágica desse causo, foi o falecimento do meia inglês Archibald French por causa da doença.


O Fla-Flu que definiu o primeiro tri-campeonato oficial do Flu
A equipe Tricolor estava realmente recuperada da crise 1911, e sequer haviam vestígios daquela má fase. Com uma campanha fantástica, de 17 vitórias e apenas uma derrota, o Fluzão conquistou o seu primeiro Tri-campeonato oficial em 1919. E a conquista foi brilhante. Numa peleja histórica contra o Flamengo, dentro das Laranjeiras lotada, que terminou em 4x0 a favor do Flu, com direito a uma belíssima exibição de Marcos Carneiro de Mendonça, defendendo um penalti do Flamengo na etapa inicial, e evitando o gol na sequência do lance em 4 incríveis defesas. 


Um dos melhores times de todos, campeão de 1919
Dizem os especialistas que presenciaram aquele Fluminense, que era uma melhores time de todos, sendo ele formado por Marcos – Vidal – Chico Netto – Laís – Oswaldo – Fortes – Mano – Zezé – Welfare – Machado e Bachi. O título foi regado à 68 gols e 20 foram sofridos.


A grandiosa fase do Fluminense não durou muito. O título deixou de vir entre 1920 e 1923. O futebol começou a ficar cada vez mais equilibrado, e a supremacia de um só clube era muito difícil. O Flu, porem, era o grande clube da época, mas ainda assim, os rivais tratavam de aprontar pra cima do Gigante. Mas em 1924... bem, esse capítulo, fica pro mês que vem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário