domingo, 26 de fevereiro de 2012

Um título à ganhar e três tabus à quebrar

thiago neves fluminense treino (Foto: Nelson Perez/FluminenseF.C.)
TN7 é um dos destaques da final de hoje
(Nelson Perez/Fluminense FC)
Hoje, às 16h, o Fluminense Football Club vai entrar em campo e vai lutar para dar o primeiro passo rumo à reconquista da hegemonia do Campeonato Carioca. O título da Taça Guanabara, posto em jogo contra o invicto Vasco da Gama, pode significar muito mais que um título de campeão do primeiro turno, ou uma vaga na final do estadual, significa além de tudo derrubar três incômodos tabus que já vem durando muito tempo.

O primeiro é voltar á vencer um clássico, coisa que não ocorre desde 2010, quando curiosamente venceu o Vasco, na reta final do Brasileirão, sendo aquela vitória fundamental no título que viria rodadas depois. O segundo tabu á quebrar é voltar à final do Campeonato Carioca, sendo a última vez em 2005, quando foi campeão. Já o terceiro tabu é o mais longo: são 19 anos sem conquistar o primeiro turno do estadual. Além disso, o Flu não disputa a decisão da TG desde 2004.

Do outro lado, o Vasco também quer quebrar o tabu de oito anos sem conquistas da Taça Guanabara. Em 2003, Vasco e Fluminense disputaram o título, com os cruz-maltinos levando a melhor, vencendo os dois jogos por 2x1. E esse ano o time da Colina vem forte, com 100% de aproveitamento até o momento, contra um desempenho irregular do Flu.

Alias, o Flu se classificou com seu desempenho fraco graças à uma ajuda do Vasco. Mesmo vencendo o Bangu na última rodada, o Tricolor dependia de um tropeço do Boavista, que perdeu para o cruz-maltino e permitiu a classificação do Fluzão. Agora, os dois estão frente-à-frente, para decidirem o primeiro título do ano.

Para vencer o jogo, Abel Braga poderá contar com praticamente todo o time titular, com exceção do volante Edinho, que lesionou o pé direito contra o Botafogo. Jean ou Valencia devem assumir a vaga ao lado de Diguinho. Com isso, a equipe inicial deve ser Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Jean (Valencia), Diguinho, Deco e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred.

O Engenhão estará lotado, e para quem não puder ir, a TV Globo irá transmitir ao vivo a decisão para RJ, ES, TO, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF, além da transmissão do PFC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário