quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Nós somos os errados?

A poeira ainda não abaixou. Não há uma roda de discussão futebolística que não esteja falando do caso Hevérton e da consequente queda da Portuguesa no lugar do Flu. Alguns defendem a Portuguesa, dizendo que a "justiça" teria sido feita se o regulamento tivesse sido dobrado e escondido e sua punição tivesse sido desconsiderada. Outros acreditam que o erro foi sim merecedor da punição.

No entanto, os debates vão além disso. Vão aos bastidores da situação. Seria o Fluminense o grande beneficiado com isso? Seria que entidades superiores ajudaram o Flu? Na verdade não. O grande beneficiado dessa história toda amigos, é o Flamengo.

Entendam. O julgamento na sexta-feira deixou André Santos do Flamengo e a dupla da Portuguesa Héverton e Gilberto incapacitados de jogarem aquela última rodada que estava por vir à seguir. O Flamengo tinha o Cruzeiro pela frente e  Lusa recebia o Grêmio. A punição dos jogadores estava muito clara. Deixo até o link do portal Terra que noticia a suspensão e futura ausência do lateral rubro-negro: http://esportes.terra.com.br/futebol/suspenso-andre-santos-nao-enfrenta-o-cruzeiro-pelo-brasileirao,93b76350c0eb2410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Para o Flamengo, não havia a menor dúvida de que André Santos não poderia jogar. Mas ele jogou. No sábado. Ou seja, antes da Portuguesa jogar, o Flamengo já havia feito a primeira cagada. Agora me diga. Quantos casos iguais a esse, de jogadores suspensos na sexta-feira e terem atuado mesmo assim na partida seguinte, aconteceram ao longo de toda a história dos pontos corridos? Te respondo. Um.

Foi em 2010, com o Grêmio Prudente (ex-Barueri). O clube perdeu os pontos conforme previsto. Mas isso é apenas para constar. O que chama a atenção é o fato de o caso ter se repetido em dose dupla de uma só vez. Normal? Não. Entenda por que:

A Portuguesa passa por um momento de mudança política. Seu atual presidente já esta com suas coisas prontas para deixar o clube na mão de seu sucessor ano que vem. O Flamengo também passou por isso recentemente, mas vive um bom momento com a conquista da Copa do Brasil. Caso o clube carioca fosse o único punido, a queda para a série B seria um tiro de canhão no peito de todos os rubro-negros. Se hoje a raiva deles pelo Fluminense já é grande, nessa situação seria maior ainda, pois cairiam em nosso lugar pelo o que eles gostam de chamar de tapetão.

Será que o Flamengo não gostaria de nesse caso, forçar um erro alheio? Será que a escalação do Héverton foi realmente fruto de incompetência do clube? Será que não existe um "algo a mais" por trás disso?

Não cabe a mim responder. Não tenho provas de nada, assim como ninguém pode provar que o Fluminense foi auxiliado pelo STJD e CBF nesse caso. São apenas suposições, amigos. Mas eu acredito que entre bastidor e bastidor, a história entre Flamengo e Lusa tem muito mais coisa por trás do que se pode imaginar. E coisas que talvez nunca tenhamos conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário