domingo, 21 de agosto de 2011

Sucesso olímpico


A gloriosa história do Fluminense não é regada somente pelas conquistas futebolísticas. Em 1920, por exemplo, nos Jogos Olímpicos da Antuérpia (Bélgica), o atleta Tricolor Afrânio Antônio da Costa deu ao Brasil a primeira medalha olímpica na prova de tiro. Até hoje, o Flu tem uma forte equipe na modalidade, e ao longo da história, foi conquistando mais medalhas em nome da nação brasileira.

O outro esporte em que o Brasil hoje em dia é uma potência, o voleibol, também deu seus primeiros passos nas Laranjeiras. Em 1923, o Fluminense promoveu um torneio de vôlei, tendo uma boa recepção na época, sendo um das primeiras etapas para a profissionalização do esporte no Brasil.


Taça Olímpica
Todo trabalho realizado na década de 20 e nos anos seguintes levaram a uma conquista histórica em 1949. O Fluminense Football Club foi merecidamente premiado com a Taça Olímpica que até hoje orgulha os Tricolores. Por ser a organização esportiva mais completa do mundo na época, o COI(Comitê Olímpico Internacional) nomeou o Fluzão como detentor da Taça Olímpica daquele ano, devido a sua importância no cenário esportivo. Até os tempos atuais, o Flu foi o único clube de futebol que conquistou tal honraria.

Mas em termos de futebol, a década de 20 não começou muito boa pro Fluzão. Depois do tri entre 1917-1919, o Tricolor amargou quatro campeonatos sem nenhuma conquista.  Nesse período, o Estádio das Laranjeiras, o primeiro da América Latina, foi palco do Campeonato Sul-Americano de Seleções de 1922, sendo nessa a primeira conquista da Seleção Brasileira. Os custos da reformas pro estádio para poder receber os jogos foi alto, e esse pode ter sido um dos prováveis motivos da seca de títulos do Flu. Em 1924, a conquista enfim veio,  com 12 vitórias, um empate e uma derrota, marcando 54 gols e sofrendo apenas 19.


A Taça Vulcain
Quatro anos após o título de 1924, o Flu seguia sem conseguir emplacar. O futebol ganhava maior equilíbrio, ainda mais com o surgimento de mais um clube, o Clube de Regatas Vasco da Gama, que logo se tornou uma das forças do esporte. Mas em 1928, veio um conquista importante pra história do Tricolor. No confronto entre Fluminense x Sporting Lisboa, o time das Laranjeiras desbanca o rival português no dia 15 de julho por 4x1 nas Laranjeiras, conquistando assim seu primeiro troféu internacional, a Taça Vulcain. O feito viria a se repetir 14 dias depois, diante o mesmo Sporting e no mesmo estádio, novamente lotado, mas dessa vez por 3x2. Um fato curioso é que, na primeira partida entre Flu e Sporting, o time lisboeta veio a utilizar pela primeira vez na sua história o seu uniforme verde e branco com listras verticais, que até hoje é usado como fardamento principal.

Apesar dos feitos fora das quatro linhas, a década não foi das melhores pro clube das Laranjeiras, que só viria a erguer um título estadual novamente nos anos 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário